Postagem em destaque

                                                                                                       Quanto tempo para ler um livro? Ant...

Adeline Delgado

Minha foto
Alegre, descontraída, otimista e com fé em Deus:"Uma pessoa comum, um filho de Deus...". Gosto de psicologia, comunicação,moda, artes...de observar, ouvir e contribuir com pessoas!

5 de jan. de 2012

Mandamentos para ser feliz ! Carta aos filhos.

Oi Pripoca!

Agora estou na sala e acabei de ler uma mensagem que minha amiga Jussara enviou-me. Era de um pai que deixou uma mensagem aos filhos e, estou diante daquela mesma árvore de natal que há três anos monto, mas dessa vez, foi você que a montou com a Luíza no seu ventre. De acordo com a tradição a gente desmonta dia 6 de janeiro e este ano só gostei dela porque você estava aqui e a montou. Amanhã ou dia 7, no seu aniversário, eu a desmontarei e guardarei para a Isabelle, você, a Luíza, o Dinho, a Miche e o Rodrigo montarem-na. 

Ano passado gravei um comercial para um banco, em uma cena de natal, e o diretor de cinema me pedia um olhar brilhante de felicidade e narrava: “você está montando a árvore de natal, tem que fazer cara de feliz, porque estará reunindo a família!” Gravei repetidas vezes essa cena... Ele queria um “take” em meu olhar, que ele dizia ser bonito porque brilhava naturalmente! Necessito desse brilho no olhar no final de 2012, ou a promessa de nos próximos anos, ou em algum, isto acontecer! Preciso dessa fortuna sim!

Remete-me a cena de um filme, em que assisti bem novinha ainda. Em que o personagem do Charlton Heston, pede para mesmo depois de morto coloquem-no uma armadura, e que o ponham a frente da batalha em cima de seu cavalo, para que os inimigos acreditem que ele ainda a está liderando. 
Uma questão de honra? Vence então a honra! 

Voltando ao texto que li enviado por e-mail pela Jussara, com 
28 conselhos de um pai para a construção de uma vida digna, destaco, recordando o que sempre falei a você e ao Dinho, seguindo a reprodução de apenas alguns dos 28 itens, com algumas alterações e adaptações feitas por mim, em homenagem aos seus 28 anos de idade! Ainda serve para seu irmão, que agora é pai, e ainda, espero que vocês repassem esses valores às minhas netas! Segue.


-As pessoas te tratarão de acordo com suas atitudes e assim te respeitarão! 

-Seja delicada, generosa, educada, paciente com os menores, e não se ache tão maior assim. Apenas tente ser melhor. Um boa pessoa.

-Persevere e não perca tempo tendo pena de si mesmo, ou chorando muito mais tempo que um leve desabafo! Você sabe que consegue superar e, vire a página.

-Seja refinado sem ser arrogante, apenas um modo gentil e suave de se portar! 

-Sorria para as pessoas e aceite os convites de suas festas o máximo que der! Se a convidaram é porque a querem lá. Se sentirão honrados com a sua presença ou realizados em seu trabalho por cumprir a meta. Essa também é uma forma de demonstrar a eles cortesia e respeito.

-Compense um bom serviço com um reforço de agradecimento, por meio de elogio. Os bons serviços são obrigatórios, mas os prestadores devem ser estimulados.

-Passe sempre uma mensagem de fé e otimismo a você mesma. Essa postura refletirá o brilho de seus olhos às pessoas. Elas gostarão de estar perto de você.

-Aja sempre o mais perto da maneira correta e honrada! Você se sentirá bem e em paz. Compre dentro das possibilidades de pagar. Isso trará tranquilidade.

Procure estar perto dos que ama e conquiste a reciprocidade com o respeito.

Agora reprodução do que recebi com pequenas alterações por mim:

- Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”. Os outros decidem como tratá-lo de acordo com as suas maneiras.

-Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Você vai admirar sua capacidade de abnegação e a recompensa virá do “ALÉM”.

-Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer meu make-up, e agir para poder não sentir nenhuma culpa ou remorso. Seguindo com a leveza na alma.

- Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a “personalidade”, isto é orgulho, e é desnecessário.

- Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então aproveite-os como ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro, preste atenção, repetições são sinais de insegurança e baixa autoestima. Cuide-se em tempo de voltar a si mesma!

- Evite rebaixar alguém diante de outra pessoa. Além de lhe fazer ser visto como mau o diminuirá até diante de você mesmo. 

- Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. 
Suspenda fogo se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.

- Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.

- Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom.

- Faça seu instinto pensar sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Use o não como recurso limítrofe e não na ilusão de demonstrar força.

- Seja gentil! Você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja.

- Nunca abandone um amigo, por isso escolha-os tão cuidadosamente.

- Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um "puxa-saco".

-Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus. Altruísmo.

- Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é ao mesmo tempo, vital e insignificante. Não cresça mais que o seu tamanho.

-Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro. "comerás o pão do suor do seu rosto".

- Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação. O dia de amanhã não nos é prometido, mas não abuse do hoje por conta disso.


- Dê o seu melhor no trabalho. Alguns profissionais se esquecem de que os colegas precisam de incentivos. Então, se o seu não o incentivar, incentive-o e também a si mesma.


- Nunca desista! Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele.


- Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.
Meu adendo: Não sinta inveja dos que estão fazendo o que você desejaria fazer ou estar. Nunca se sabe ao certo o preço que estão pagando.

- Cuide de seu corpo que ele é o santuário de sua alma e o que vai falar sobre você.

-Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. 

- E, por fim, tenha muito carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela.( rs..)

Amo vocês com todo meu coração, e se em algum momento não estive por perto, foi alheio à minha genuína vontade. Fiquem certos disto meus filhos! Como disse
Ortega y Gasset: "O homem é o homem e a sua circunstância".

MÃE !