Postagem em destaque

                                                                                                       Quanto tempo para ler um livro? Ant...

Adeline Delgado

Minha foto
Alegre, descontraída, otimista e com fé em Deus:"Uma pessoa comum, um filho de Deus...". Gosto de psicologia, comunicação,moda, artes...de observar, ouvir e contribuir com pessoas!

29 de mar. de 2010

DOMINGO. Itacaré na Bahia

Domingo.


Peguei-me votando no big brother 10, rsss. Logo eu que era cheia dos discursos do tipo: “nem pensar em perder tempo com isso, ou, só bobagem e não há ninguém interessante, culto, que passe alguma informação relevante no bate papo entre eles, etc...Então me dei conta de que são pessoas comuns e que tão lá apenas pelo prêmio mesmo ou uma chance "de quebra", como "rolar" mídia, comerciais, fotos em revistas de fofocas de celebridades, mesmo sem levar o prêmio. Não me identifiquei com as pessoas. Não sou especialmente intelectualizada, mas não faria tudo por dinheiro. Ao mesmo tempo é necessário ter coragem para tanta exposição pessoal e isso é admirável naqueles jovens indivíduos! Torci para a Lia ficar para a final.

Não assisto como telespectadora assídua e só iniciei por causa da minha filha e apenas nos dias de votação. Não tenho paciência nem tempo para assistir a tudo todos os dias, muito menos o big sonho de ganhar um milhão e tanto sem ao menos ter apostado na loteria ou apostado num big projeto de trabalho. Mas por fim votei várias vezes na Lia, para que permanecesse na "casa" porque achei que a Fernanda já era bastante privilegiada pelas características pessoais e já teria uma boa chance de se dar bem na vida e ganhar seu milhão e meio ao longo dela. Ao passo que a Lia merecia um pouco de minha pequena solidariedade. Uma moça triste! Só isto tenho a dizer ao vê-la mesmo sorrindo, ainda mais quando admitiu ser menos solitária ali  e com o olhar bem desiludido. Não deu... não fiquei triste, mas questionei o julgamento que as pessoas fazem ao escolherem as “perfeitinhas” como se tivesse escolhendo um modelo para si mesmo. Assim, com a mesma motivação em que se folheia uma "Caras". Queremos nos identificar com o ideal a que buscamos. Nada de solidariedade com quem é "normal' do tipo que explode, que chora, que fala, que se arrepende, que se manifesta com intensidade. Uma pessoa comum, que se desequilibra, que não está há 10 anos na terapia ou que já nasceu com o gen do equilíbrio. Incrível ! Absurdamente, como nos comportamos diante dos iguais...
A vida continua para eles também!

Resolvi comprar floreira e terra para plantar as sementes de rúculas que trouxe de Itacaré e que me esperava num saquinho verde com fitinha rosa há um mês...Dizem que as pessoas realizadas tiveram filhos, escreveram livros e plantaram uma árvore. Será que blog está valendo? E plantar milho ou rúcula? O Eduardo diz que não vale por que as árvores permanecem por gerações. E quanto ao Blog? Só porque não é editado em uma gráfica e segue para as prateleiras? Está bem. Também não estou escrevendo nada que mereça ser lido por diversas pessoas pagantes. Com certeza ninguém colocaria meus comentários em uma prateleira e emprestaria a um amigo com pedido de dois V(s).

Ganhei as sementes do dono de uma pizzaria ótima de Itacaré. A rúcula da pizza era do quintal dele. Um paulistano que chegou há cinco anos em Itacaré com seis mil reais no bolso e hoje tem um bom restaurante “point” na cidade.

Sim, tem sementes de rúculas em Brasília... claro que sim. Mas quanto ao simbolismo? E a energia daquela terra cacaueira, dos empreendedores idealistas das praias agrestes! Imagina sobreviver com dignidade sem pretensão de adquirir um bom patrimônio ou "crescer muito" como desejam os empreendedores, só para não se distanciar daquele paraíso chamado Itacaré.

AVC? Para eles é “a vencer” e não sucumbir ao apelo familiar, de: " volta, aqui você tem mais chance de emprego, um concurso público, trabalhar no negócio da família, etc. Ou ao apelo daqueles que te ligam ao coração e vivem bravamente nos grandes centros. Então palmas aos sobreviventes do AVC.

Agora vou espiar todos os dias esta fonte de inspiração de uma vida a vencer o consumismo e a corrida desleal ao ouro, nos grandes centros. Nada de cabeleireiros ou maquiagem, grifes e joias, ou mesmo carrões. Uma bike, um bom par de e as "velhas havaianas"! Tudo natural e um banho de sol com as carícias das águas mornas e salgadas da praia paradisíaca e afrodisíaca de Itacarézinho...

Porém, também adoro os domingos. Domingos preguiçosos, com chuva, com sol, lua cheia, em família ou simplesmente a dois em casa. No planalto central...bem no centro de minha mente/coração!