Postagem em destaque

                                                                                                       Quanto tempo para ler um livro? Ant...

Adeline Delgado

Minha foto
Alegre, descontraída, otimista e com fé em Deus:"Uma pessoa comum, um filho de Deus...". Gosto de psicologia, comunicação,moda, artes...de observar, ouvir e contribuir com pessoas!

9 de mar. de 2010

No Dia internacional da MULHER uma homenagem aos homens de nossas vidas.


Um dia em que se comemora a participação ativa da mulher como cidadã... Tudo bem, já estamos em maioria no mercado de trabalho, desde a menos habilitada a mais bem formada para o mercado. É fato que todas temos que sobreviver e manter nossas necessidades, mesmo além das básicas, como para quem pode manter o seu próprio luxo. Basta visitar uma joalheria e percebem-se as mulheres comprando suas próprias joias. Na época de minha mãe, "joias se ganhava do marido" ainda comenta ela quando assiste a este fato da modernidade feminina. Apesar de não precisarmos mais dos homens para comprar nosso batom, até em atividades com menor remuneração, hoje todas nós temos acesso aos mínimos atos de manutenção de nossa vaidade. Será que é verdade que a gente se arruma para a aprovação das amigas? Não acredito! Falando por mim, quero mais é me sentir bem, e no máximo manter o interesse do parceiro. Basicamente não podemos criar tribos contrárias ou "guerra dos sexos" com expressões como: "somos melhores que eles nisso ou naquilo". Vamos considerar que ambos têm suas habilidades, capacidades, e destacam-se nas que se aproximam mais de suas capacidades cognitivas. Bem na verdade sempre existiu um homem em nossa vida. Iniciando pelo pai, ou mesmo sob a influência da ausência dele, ainda assim eles nos influenciam para o bem ou para o mal dependendo da particular história familiar ou de formação de cada uma - mas somos resultados de elementos comportamentais sob influências deles também. Concordo com Gasset quando diz que "o homem (pessoa) é ele e as circunstâncias". Pais, irmãos, colegas de estudo, de trabalho, amigos, namorados e maridos.
Obviamente considerando apenas "os do bem", então por que não homenageá-los em pleno século 21! Afinal em todos os ambientes em que atuamos temos sempre alguém do gênero masculino nos admirando, nos incentivando e nos incluindo quando identificam nossa capacidade como a qualquer pessoa habilitada de qualquer gênero.
Preconceito muitas vezes existe, e competição deles conosco no mercado de trabalho também, até raiva das mulheres que usam outros artifícios que não seja a própria competência laborativa- quando as têm, para trilhar no mesmo espaço. Claro que é pré-existente em nossa sociedade o preconceito para com as mulheres bonitas e se ainda associado a isto a juventude. Sendo ela ocupante de um posto de destaque no trabalho podem dizer: "Jabuti quando está em cima da árvore é porque deu enchente ou alguém o colocou lá" Por que não considerar que ela enfrentou um "tsunami" e com a força dos braços se segurou na árvore bem enraizada- sua própria capacidade? Agora, se foi utilizado outros artifícios, então vira concorrência desleal e ilegal. Com atitudes assim é que nos desmoralizamos e perdemos espaço, ao utilizar atos de sedução feminina inadequadamente em ambiente de trabalho. Isso não vale e "é jogo baixo"- expressão bem típica dos anos 80! Não precisamos ser tão austeras ou sequer manter a aparência e atitudes mais próximas da masculina sem nenhuma demonstração de vaidade típica da maioria das mulheres para sermos respeitadas. As atitudes contam mais que a aparência. Com certeza somando-se a isto a moderação.

Voltando ao ponto, venho aqui aproveitar para homenagear a todos os homens que de alguma forma ou em algum momento me deu uma chance de crescer como pessoa e consequentemente como mulher. Meu pai, especialmente, in memoriam, também meus avôs, meus irmãos, meu filho, meus amigos, genro, enteados e em especial meu grande marido! Meu big companheiro e incentivador em todas as minhas atividades. Homenageio sim as mulheres amigas, colegas, filha, tias, sobrinhas, enteada, cunhadas, minha sábia sogra e minha sábia e guerreira doce mãe. Mas não dá para esquecer todas as mulheres conhecidas ou pessoalmente desconhecidas, que de alguma forma deixam "seus recados" a nós com suas conquistas e exemplos dos mais diversificados. Felicidade por ser mulher por maior ou mesmo duradoura que seja a batalha, mas que não percamos a força e persistência: tão típicas características femininas. VIVA a vida e vamos em frente!