Postagem em destaque

                                                                                                       Quanto tempo para ler um livro? Ant...

Adeline Delgado

Minha foto
Alegre, descontraída, otimista e com fé em Deus:"Uma pessoa comum, um filho de Deus...". Gosto de psicologia, comunicação,moda, artes...de observar, ouvir e contribuir com pessoas!

2 de jun. de 2010

Na passarela aos 50 anos. Um dia de MISS

Minha linda amiga karen, me liga dois meses antes para convidar-me a desfilar para a loja Denise Barbosa no Festnoivas. Aqueles desfiles direcionados às futuras noivas e seus familiares, que necessitam de dicas para sua especial festa. Um evento onde inclui todas as dicas de cabelo e maquiagem, roupas para noivos, noivas, convidadas, madrinhas, mães...
Mães! Foi aí que me encaixei!


Bem na verdade topei de cara por puro saudosismo. Até porque, a bela amiga que me pegou de surpresa foi minha companheira nessa profissão nos anos 80, e explicou-me com todo o cuidado, peculiar à sua personalidade e delicadeza, que o foco era mostrar as roupas em mulheres maduras, justamente que representassem as mães das noivas e noivos. Fora que eu voltaria matando as saudades daqueles tempos e ao lado dela, por quem sempre nutri um enorme carinho desde nossos 14 anos de idade.

Só que... surpresa! Eu estou 10 quilos acima de meu peso da época de modelo. Bem, melhor ser sincera: simplesmente 15 quilos.

Para minha idade- faço 50, em 28 de junho, perder 5 quilos me deixa muito bem até vestindo tamanho 40 nos jeans. Porém estou ainda acima com estes 5 quilos e vestindo 42 ou 44, ainda dependendo da modelagem, 46 na parte de cima.
As maduras que desfilaram, estão esbeltas de braços magrinhos. O que favoreceu o visual nos tomara-que-caia - modelos de roupas que dominaram os desfiles tanto para noivas como madrinhas e mães! Ficam belíssimos nestes biótipos de modelos de passarela, mas deveria cair de vez para quem além de não exercer esta profissão há 30 anos, é "normal" e com dobrinhas e braços roliços dignos dos 5 quilos a mais aos 50 anos.

Tudo bem, com tanto incentivo e carinho da karen, lá fui eu passar pelo crivo da dona Denise. Duas semanas depois me avisaram que fui escolhida. Não acredite?! Quase desisto. No dia da prova de roupas, todas as participantes de passarela estavam juntas e percebi que eu era a única que não estava no padrão modelo. Cheguei a falar com a Denise durante este processo: " Fique à vontade hein? Afinal tudo teria que ser remodelado para o meu corpo.
Gente! Que nada! Ela não só me manteve na equipe, como acrescentou: " é justamente o que quero mostrar, uma mulher madura com andar elegante e mais parecida com uma mãe normal" (e eu que estava saudosista dos tempos de passarela, daqueles dourados anos 80, de capa de revista...caí na real e sem salto)

Ora!! Até minha mãe me elogiou!!!! Ela nunca deu uma de mãe de miss nem quando eu desfilava aos 15 anos de idade! Meu marido, obviamente elogiou porque é muito incentivador e vaidoso, mas lá estava eu ao final doida para saber o que a Camila- enteada que é modelo profissional com 19 anos e 50 quilos, havia achado. Ouvi: " Você até que desfila bem! Arrematou com mais elogios. Obrigada Camilinha !

É engraçado, quando você faz isto profissionalmente é como ir ao trabalho todos os dias, você não precisa da família indo junto.  Nessa ocasião senti muita falta dos meus filhos Priscila e Armando- o Dinho-, ali me assistindo orgulhosos da mãe. Porque estas cenas eles só assistem em álbuns amarelados de fotografias e alguns recortes dos jornais e revistas em que eu aparecia.

Quer saber: me senti em meu dia de princesa. Sabe aqueles programas de TV que elegem uma mulher que escreveu uma cartinha para concorrer ao "dia de princesa" e ao ser escolhida vai toda feliz como se tivesse de repente se tornado a cinderela e passa o dia entre cabelereiro, novas roupas, registros fotográficos e filmagens para o "antes e depois" e saem transformadas? Pois é, me senti assim. Logo após o desfile me senti como que cumprida a missão a que me propus, além do compromisso de honrar as indicações e confiança de quem me indicou e de quem me aceitou. Deu tudo certo, mesmo após 30 anos que não pisava numa passarela. Não tropecei, não tremi e não deu friozinho na barriga - vantagem de apresentadora de eventos e TV- coisas que faço ainda na maturidade e me favoreceram para aparições públicas.

Levantei a cabeça e desfilei como miss...kkkkk...Isso mesmo! Acho que realizei o sonho de minha tia Socorro, que dizia a mim quando eu tinha apenas 8 aninhos, e era magrinha de perninhas finas: " minha sobrinha será aeromoça e miss" rs... Naquele dia na passarela realizei os dois sonhos dela: voei mais alto e em velocidade cruzeiro servindo sorrisos aos passageiros daquela viagem e para a outra missão de seu sonho: só faltaram o tchauzinho, o sorriso constante nos lábios com a cabecinha viradinha e o título com faixa.
Nossa como era longa aquela passarela!
Disse a minha mãe que fui a mais rápida nas passadas! Achei muito demorado meu retorno ao camarim e foram 3 entradas para todas.

Ainda bem, que até para bater as palmas- hábito já consolidado nas passarelas ao final de todos os desfiles de moda para os estilistas-, mantive meus braços grudados ao corpo..rs..Deus me livrou de dar o tchauzinho de miss. kkk

Porém vocês não sabem de um detalhe: havia planejado perder 5 quilos nos 2 meses que antecediam ao desfile, não consegui nem um grama sequer. Também, não fiz exercícios, nem sequer fechei mais ainda a boca. Passei por uma diplopia neste período- uma isquemia cerebral na área da visão- que me deixou mais nervosa ainda e ainda para ilustrar o fato, do dia em que aceitei o convite até o dia da prova das roupas, e ainda até 5 dias antes do desfile, eu ainda estava com a tal diplopia: enxergando tudo duplo. Um elemento transpondo sobre o outro. Sabe o que poderia ter acontecido se ainda fosse ao desfile sem estar curada? Teria literalmente esbarrado na modelo ao lado e caído da passarela, pois isto faz com que uma imagem lateral se encaixe na lateral esquerda e para enxergar normal teria que fechar um dos olhos!
Que horror seria. DEUS me curou em tempo, porque bem que eu iria cumprir o compromisso assumido assim mesmo.

Foi ótimo! Sinceramente fiquei orgulhosa por ter cumprido a missão com altivez e principalmente cumprido de forma profissional. Não me achei mais bonita nem que as mais maduras e nem estava com esta expectativa. Sinceramente, só queria dar conta do recado!
Cada uma com sua beleza. As mais jovens então, com a idade de minha filha, entre os 22 e 28 anos de idade, simplesmente perfeitas e para completar, eram todas lindíssimas, com exceção de mim e de uma jovem belíssima e de pela negra, as demais tinham olhos verdes ou azuis realçados com os holofotes nas passarelas. Como tive a oportunidade de assistir a um desfile no dia anterior, percebi como expectadora da turma do gargarejo- que naquelas primeiras cadeiras- pode-se enxergar até pelinhos no nariz.

Valeu karen Keller pelo apoio e incentivo além de sua delicada companhia e amizade que nos trouxe de volta à adolescência e ao convívio atual!
Seguindo o formato prêmio "Oscar": Agradeço ainda mais, à minha plateia pessoal: a mãe, o marido, a enteada e o noivo dela. Contando ainda com minha sobrinha neta de 5 aninhos que deseja ser cantora: Duda Delgado - a neta de meu falecido irmão que nem a conheceu!

Agora agradeço a você pela persistência de ler este relato do tipo" meu querido diário" até o final!


Daqui, o meu “tchauzinho” com os braços bem erguidos!!!