Postagem em destaque

                                                                                                       Quanto tempo para ler um livro? Ant...

Adeline Delgado

Minha foto
Alegre, descontraída, otimista e com fé em Deus:"Uma pessoa comum, um filho de Deus...". Gosto de psicologia, comunicação,moda, artes...de observar, ouvir e contribuir com pessoas!

1 de jan. de 2012

Infelicidade Adoece!

Hoje me olhei no espelho e vi uma mulher de quase 52 anos, com marquinhas finas de rugas de quase também, 52 anos de sorrisos! As pálpebras meio caidinhas em comparação aos traços dos meus olhos até aos 42 anos de idade, além do contorno da face iniciando sinais de flacidez. Serei avó pela segunda vez já em março deste ano. A Luiza, filha da filha Priscila e do genro Rodrigo, está chegando..Quem vai comemorar é a Isabelle com uma priminha bem próxima de sua idade e ter prima deve ser como ter uma amiga meio irmã. Não tive irmã e nem prima, sou única filha entre três homens, mas tive amigas e as tenho ainda, as meio irmãs!
Na adolescência,é deliciosa esta convivência e quando me penso como avó, me coloco proporcionando este convívio entre elas, minhas netas, suas amigas e parentes.
Passei o que denominamos de réveillon, dessa vez em casa, resignada, mas não triste. Passei pensando que deveria estar reclusa, calma e me preparando para ter condições de enfrentar o novo ano, com mais serenidade e lucidez para solucionar o que ainda não está equalizado e ao final de 2012 reunir  a família!( Meus olhos sorriem quando menciono este termo- minha alma infla..rs..)

Planeja, nunca esteve em meu dicionário e dizem que é uma das características de “pessoas fracassadas”(eu hein?!)..sonhar sempre!
Agora, as netas, me fazem refletir sobre minha saúde, minha disposição física, minha condição financeira e meus planos, que não sejam resolver tudo a partir do prêmio da loteria esportiva. Aliás nunca jogo e acabei apostando na mega da virada, além de ganhar um jogo do meu irmão kkkkk, rs..achei engraçado que as pessoas estejam achando que preciso ficar rica, milionária ou mesmo bilionária. Minha filha me perguntou, como boa advogada, quem eu escolheria para administrar meu dinheiro (isso prova a minha falta de vocação para lidar com dinheiro) achei muito engraçado, pois não acredito que seria o meu modo de enriquecer.
Caso minha fortuna viesse fruto de um desses prêmios lotéricos, teria ao menos que pensar na resposta que daria, à pergunta clássica dos repórteres: "o que você faria se ganhasse o prêmio?". Eu obviamente tive que planejar a resposta senão ficaria fora da edição..rs...(seria uma boa não aparecer né?). Óbvio que eu compraria uma casa e ajudaria a família e todos os estranhos que eu quisesse. De inicio eu compraria um jatinho, mesmo antes de uma casa Comprar uma casa e ajudar a minha família, é como normalmente respondem as pessoas não abastadas, como eu.

Fui deixar minha filha gestante, portanto com atendimento prioritário, no embarque de uma companhia aérea brasileira respeitada e a atendente, do guichê especial, além de não dar a devida "atenção especial" permitiu que ela perdesse o vôo, ( pense no sentimento que me sobrevém ainda, quando me recordo!) Isso sem sequer se comunicar via rádio com o colega que encaminha passageiros ao avião, para avisar que uma gestante estava prestes a se encaminhar a bordo, ainda despachando a bagagem. Obviamnete que agindo assim proporcionou à uma grávida perder um o vôo na embromação do mal atendimento. Ela aparentava uma pessoa revoltada, ou por estar ali trabalhando após o natal, ou por ser uma má pessoa mesmo. Fiquei revoltada, mas essa moça me ensinou a praticar o autocontrole e a minha filha nervosíssima, e grávida, me ajudou nisso também. Eu não poderia causar estresse maior a ela! Saí dali com vontade de falar com o cinegrafista que estava registrando o movimento do aeroporto, para matérias sobre o movimento dos aeroportos no final do ano. Pensei em meus amigos jornalistas e esqueci que uma sobrinha que trabalha para o caderno cidades, de um jornal local de Brasília, minha cidade, estava no plantão da redação. Meu genro me pediu isso, mas o caso era demais pessoal, de modo a me deixar completamente alterada, a ponto de não lembrar-me  a quem recorrer. E eu estava depositando muita emoção em minha mente. Muita raiva de assistir a minha filha voltando, do saguão chorando, por não encontrar sequer um atendente da TAM, e ela nem podia correr com aquele barrigão de quase 7 meses de gestação. Meu genro revoltadíssimo me "pingando" no bbm, dizia estar entrando em contato com a TAM e com a ANAC para registrar o ocorrido. Não acredito nessas providências por parte nem da companhia aérea e nem da agência reguladora...infelizmente não acredito !

Ter meu próprio jatinho, também para visitar o filho, Dinho- Armando Neto- e a neta Isabelle, quando eu quisesse, em todos os finais de semana, hummm!!! Eu poderia inclusive dispor meu jatinho para minha família vir me visitar.

Meu "réveillon" foi então, conectada pela internet via telefone, por sms e bbm além do laptop. Não estava e não estou triste. Fiquei sabendo, mesmo assim, que meus dois filhos estão felizes e que minha neta Isabelle está caminhando pela casa e recebendo a família de minha nora Miche. Ainda mais, que meu filho passou o último dia do ano trabalhando com o que buscou e gosta, com uma dose satisfatória de sucesso no próprio negócio, que teve inicio às vésperas do natal. Graças a DEUS!

Quando você tem filhos, deixa de ter sentimentos motivacionais, sabe do tipo âmago do ser? -aqueles apenas "os próprios"! Daqueles sentimentos, que são também genuínos e muito íntimos, passam de segundo a terceiro  plano com o advento de netos! Então, você contraria as mensagens das leituras de autoajuda que definem: "V o c ê tem que estar feliz para estar bem com o mundo", e a minha leitura sobre este tema é que você tem que estar com a mente direcionada para o bem estar incondicionalmente, até por uma questão de sobrevivência. Será que é à isso que se referem? É disso que o Paulo Coelho fala?

Há muito você deixou de ser você, para estar em nome do pai, da mãe, dos filhos e das netas. Estar feliz é uma questão de pré- disposição para ser feliz, haja o que houver, incondicionalmente, assim como seu amor por filhos, irmãos, pais e netos.

Amar companheiro ou marido é condicionado a bem-estar prévio; quando o seu marido ou sua mulher, não for mais gentil, não te ligar dizendo que sente saudades e ignorar a sua presença por estar ocupado, seja com problemas financeiros ou no trabalho, ou mesmo com os próprios filhos, você se sentirá infeliz e não amada. Agora, se seu filho ou seu irmão, não te telefona porque está ocupado você não julga o fato como falta de amor, no máximo, falta de atenção ou consideração, mas entenderá e não admite falta de amor..aff... Jamais !! rs..

Por que a gente não condiciona ao marido e companheiro, este mesmo tipo de postura mental ?

Vi na televisão um casal que está a 70 anos juntos. Mais tempo juntos do que muitas pessoas conseguem sobreviver, ou mesmo que conseguimos conviver, com os nossos "amores incondicionais" e ainda assim, os colocamos na lista dos amores condicionais??

Voltando ao prêmio da loteria, sério mesmo..rs.. Eu compraria um jatinho, mesmo antes de uma casa. Compraria uma lancha, quase um iate, para minha família curtir ao mar,com boa música a bordo, claro. Talvez não comprasse uma casa onde moro, até porque moro numa cidade e vivo em diversos lugares quer onde estejam todos os meus amores incondicionais. Compraria um "AP" no Rio de Janeiro, de frente para o mar e de preferência em Copacabana..rs.. Só para ter a mesma inspiração que o mestre Oscar Niemeyer ao projetar Brasília? Exatamente assim, de um "AP" de frente para o mar de Copacabana e passar maior tempo de minha vida espiando o mundo de lá (estou irônica aqui, com todo respeito ao mestre da arquitetura) Tenho o maior respeito, admiração e tive a grata oportunidade de ir ao "AP' escritório dele, e ser  bem recebida por ele mesmo, ekm pessoa! Adoraria ter a capacidade de ser um dos amigos dele do grupo das "terças filosóficas"!!!! -Este comentário é apenas pra registrar a minha queixa pessoal: adoraria que o Senado fosse no Rio... não dá para perder o humor, né?

De frente para o mar eu escreveria um livro, assim como estou aqui escrevendo e escutando um “long play” tocado na vitrola. Um Litzs.

Na verdade de frente para o mar do Leblon, meu "AP" fruto do prêmio da mega, escreveria um livro depois de caminhar de mãos dadas com o Eduardo, ler muitos outros livros, com certeza geniais, e principalmente em um  dia nublado escreveria.

A minha fortuna não mudaria meu gosto de frequentar o Leblon, de espiar o Chico Buarque caminhando na orla do Leblon à Ipanema e ao final vê-lo tomando sua água de coco. Minha fortuna não me impediria nem mesmo, de tomar um café na livraria e dentro dela escutar os cd`s no headphone e folhear livros e mais livros de decoração a autoajuda..rs..Não deixaria de ir ao cinema ou pegar filmes na locadora e de tomar meu vinho e ir á Igreja Memorial Batista em Brasília nos cultos domingueiros. Com o meu jatinho eu poderia assistir e ouvir a pregação do pastor Josué Salgado, (torcendo para ele ir pregar em uma igreja batista no Rio de Janeiro, mesmo depois de receber a minha "gorda doação" para a igreja de Brasília,- acho que ele iria querer isso sim) putz.... por que não foi dessa vez?

Ano passado li no facebook postagens de obituários de mãe de conhecidas e de amigas, quase todas de minha geração...fora as notícias de amigas com câncer...foi horrível! Antigamente, bem recentemente aliás, tinha que "passar a vista " em obituários dos jornais, quando um amigo não me dava a notícia por telefone. Agora você fica quase um mês sem abrir a página do site de relacionamentos e quando o faz se depara com as más notícias e atrasadas, quando elas não vêm "in box".

O que estamos construindo para nossos netos? Quanta impessoalidade. A gente é que tem que modelar o uso das coisas, que são construídas para nos dar qualidade de vida, e não ser possuídos pelas ferramentas, como marionetes de monstros, que por si só são frios e inescrupulosos. E quando alguém fala mal de outro em mensagem "in box"? Nossa!!!!

FELIZ 2012, simples assim: proponha-se a ser feliz por uma questão de sobrevivência. Infelicidade adoece!